RECIFE - Após um intervalo de quase dois anos, os ataques de tubarão voltaram a acontecer em Pernambuco.O surfista Marlinson Danilo de Lima Santos, 21, anos foi atacado quando surfava na praia do Pina, a cerca de um quilômetro da faixa de areia na manhã desta quarta-feira. O esporte é proibido por lei em várias praias da capital, inclusive a do Pina, desde que os ataques do peixe se intensificaram no estado.
Neste momento, o estudante está sendo operado no Hospital da Restauração, a maior emergência do Recife. Segundo amigos que o atenderam, ele teve a perna direita dilacerada pela mordida do animal, mas o HR informou que a lesão não atingiu a parte óssea.
Com este ataque, já somam 54 o número de casos registrados em Pernambuco desde 1992. A maior parte ocorreu em praias da região metropolitana. Os ataques já provocaram 20 mortes e a maioria das vítimas era surfista.
O banho de mar e a prática de exercícios náuticos são desaconselhados em dias de chuva - quando o mar fica mais turvo - e em períodos de lua nova e cheia, quando os ataques são muito comuns (50% das ocorrências).
O dia hoje está chuvoso na capital e a praia do Pina - onde o surfista estava, é uma área considerada de alto risco, pois fica vizinha à de Boa Viagem, que concentra 41% dos ataques.